Vera Jacobina

Nas nossas diferenças, nos encontramos.

Textos


NÓS & O MEIO AMBIENTE

Faz algum tempo, que eu e minha mãe, sentíamos falta das cigarras no pé de Acácia aqui de casa, porque elas faziam uma algazarra, que chegava a incomodar com seu canto. Eram cigarras demais! Qual não foi nossa surpresa, quando um dia desses, ouvimos seu canto. Digo seu canto, porque era uma só. Dizem que, quando cantam, é sinal de chuva. Nós, aqui do nordeste, costumamos acreditar em certos sinais ou em muitos, que a natureza costuma nos indicar. E não é, que choveu!
Fiquei impressionada ao perceber numa noite super calorenta, que uma cigarra cantava em nosso jardim, apesar de achar que nunca mais as veria. Sumiram de repente, assim como os pirilampos. Nossa, fiquei tão feliz em saber que, em nosso jardim, a natureza insiste em sobreviver.
Hoje, elas continuam cantando no pé de Acácia que encontra-se completamente amarela por suas flores, deixando no chão, um tapete amarelo. É de lá que ouvimos logo pela manhã, o cantar dos pássaros e a folia de todos os insetos que costumam povoar o nosso jardim.
As joaninhas nunca sumiram, continuam a enfeitar os galhos da árvore, assim como outros insetos que povoam o nosso jardim, e fazem a alegria e das crianças aqui que nos visitam.
Sinto falta dos pirilampos, nunca mais os vi, e me pergunto: teriam entrado em extinção? Um dia desses vi um na internet, será que agora só o veremos assim? Meu Deus!
Sinto saudades das tanajuras em época de chuva, e de outros insetos que de alguma forma, hoje, nos fazem muita falta, porque nos transportam até nossa infância, além de alguns pássaros  como os beija-flores, que também sumiram daqui.
Tenho receio do amanhã sem eles, porque sei, que há uma cadeia alimentar que serve para equilibrar o meio ambiente, depois, tem o amor que sinto por todos.
No mais, sei que a vida tende a crescer e que só depende de nós, isso acontecer. Portanto, vamos cuidar mais de nós e do meio ambiente, um depende do outro.
Vera Jacobina
Enviado por Vera Jacobina em 27/11/2013
Alterado em 18/08/2019


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras